MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964

MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964
Avião que passou no dia 31 de março de 2014 pela orla carioca, com a seguinte mensagem: "PARABÉNS MILITARES: 31/MARÇO/64. GRAÇAS A VOCÊS, O BRASIL NÃO É CUBA." Clique na imagem para abrir MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Universidade do Mercosul ou Universidade do Foro de São Paulo?


Primeira unidade da Universidade do Mercosul deve ser instalada no PR

18/08/2006 - 14:17

A primeira unidade da Universidade do Mercosul deve ser instalada em Foz do Iguaçu (PR), no Parque Tecnológico de Itaipu e depois será levada para São Borja (RS), e Chapecó (SC). Segundo o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Júnior, a instituição vai formar profissionais de altíssima qualidade e a pretensão é de que o diploma seja reconhecido nos países do bloco.

De acordo com a assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação, a criação da Universidade do Mercosul foi acertada em julho entre os ministros da Educação do Brasil, Fernando Haddad, e da Argentina, Daniel Filmus. A instituição terá pólos nos dois países e será bilíngüe. Haddad e Filmus também estão conversando com os ministros da Educação do Uruguai e do Paraguai para que eles integrem à iniciativa.

A universidade deve ajudar na estruturação da nova universidade, mas a idéia é que os países envolvidos também contribuam, bem como as universidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O reitor disse que os primeiros cursos devem ser principalmente nas áreas técnicas, embora também haja a possibilidade de serem trabalhadas as áreas da informática e das questões humanas. Durante o ano de 2007 seriam formados o corpo docente e o currículo. A previsão é de que em 2009 a Universidade do Mercosul já esteja atendendo.

Itaipu já tem infra-estrutura, com áreas urbanizadas e equipamentos que poderão ser reaproveitados. Áreas utilizadas em outras atividades e que já foram totalmente reformadas serão aproveitadas nas instalações da nova universidade.

De acordo com o reitor, o MEC já alocou para o próximo ano recursos da ordem de R$ 12 milhões, para as reformas e a instalação de equipamentos. Nos próximos dias 18 e 20 de setembro serão realizadas reuniões no MEC, em Brasília, para definir detalhes da participação de cada um dos países do Mercosul e o interesse de outros estados brasileiros na implantação da Universidade do Mercosul.





Universidade do Mercosul


A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), também conhecida como Universidade do Mercosul, é uma instituição de ensino superior criada em 2010 pelo governo brasileiro com vistas a uma maior integração dos países que compõem o bloco sul-americano. Ela está localizada na cidade de Foz do Iguaçu, em razão de essa cidade se situar em uma área de fronteira trinacional, entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Como o seu próprio nome sugere, a Unila está focada em uma perspectiva de integração, tendo como um de seus méritos principais o fato de ser oficialmente bilíngue, com a adoção da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola como idiomas institucionais. Apesar de estar focada no Mercosul, a instituição recebe milhares de alunos de toda a América Latina, contando com estudantes de praticamente todos os países sul-americanos.

Para ingressar na Unila, o estudante deve submeter-se aos processos de seleção de seus respectivos países. No caso do Brasil, o ingresso ocorre por meio da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Excetuam-se, nesse caso, os cursos de Música e Arquitetura e Urbanismo, que possuem seus próprios métodos de seleção com base em habilidades específicas.

Os cursos oferecidos pela Unila, em sua maioria, possuem peculiaridades que os diferenciam de seus correspondentes em outras universidades, uma vez que as suas formações estão centradas nos saberes, costumes e estruturas diversas das sociedades latino-americanas.

Ao todo, são 41 cursos, e 24 deles tiverem o início aprovado ao final de 2014 com início em 2015. Citam-se, dentre as modalidades oferecidas, os cursos: Antropologia (com foco em Diversidade Cultural Latino-Americana); Ciências Biológicas (Ecologia e Biodiversidade); Engenharia de Energias Renováveis, Geografia (centrada no Território e na Sociedade da América Latina), História (da América Latina), Letras (Artes e Mediação Cultural) e o recém-criado curso de Medicina.

Além dos cursos de graduação, a Universidade do Mercosul ainda oferece cursos pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto senso, no caso de alguns mestrados ofertados. No momento, ainda não existem cursos de pós-graduação em nível de doutorado, o que deve ocorrer em um futuro próximo, a depender das melhorias necessárias em termos de infraestrutura.

A Unila teve a origem de seus trâmites com a criação do Projeto de Lei encaminhado ao congresso pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Posteriormente, o projeto foi aprovado por unanimidade em todas as esferas que passou, desde as comissões internas até a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, sendo sancionado pelo próprio Lula em 12 de janeiro de 2010. As aulas iniciaram-se no dia 16 de agosto do mesmo ano, contando provisoriamente com as instalações do Parque Tecnológico de Itaipu.

Apesar de ainda carecer de algumas demandas, como o término de suas novas instalações no campus de Foz do Iguaçu, e da necessidade de maiores investimentos em bolsas de estudo e auxílios gerais para os estudantes, a Unila já é uma importante universidade da América Latina. Espera-se que, com o passar dos próximos anos, a instituição possa exercer de forma mais acabada a sua ambição de promover uma maior integração acadêmica e científica dos conhecimentos latino-americanos. O lema da instituição é: “uma universidade sem fronteiras”.

Por Me. Rodolfo Alves Pena

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/universidade-mercosul.htm


Sobre a UNILA - https://portal.unila.edu.br/institucional



Nenhum comentário:

Postar um comentário