O mundo em 2020
No início do terceiro milênio, a American Society for Quality (ASQ), maior organização que congrega profissionais ligados à Qualidade Total (1), preparou o estudo Foresight 2020 (Previsão 2020), trabalho de um grande número de especialistas, com o apoio do Institute for Alternative Futures (IAF), em que busca antever cenários para os próximos 20 anos.
1º Cenário: frutos do conhecimento
Seria o “futuro oficial”, se for possível expandir o status quo atual, especialmente a ascensão da economia do conhecimento. A qualidade seria como uma “religião”, adotada pelos futuros ganhadores do Prêmio Nobel e por organismos, como o FMI, para estender os sucessos com a qualidade a países pobres, promovendo seu progresso. Pelo conhecimento do mapa genético humano, seria estabelecido um programa preventivo de saúde de maneira personalizada. A inteligência das máquinas não superará a inteligência humana, mas haverá um acréscimo de suas capacidades sensoriais e uma maior interconexão, e o uso de robôs domésticos.
2º cenário: a volta ao passado
Criará um mundo cheio de “rachaduras” econômicas e agressões ao meio ambiente, liderança ineficaz tanto nos governos como nas empresas, uma fragmentação social e tudo isso dentro de um círculo vicioso. A qualidade declinará segundo uma exponencial negativa, devido ao corte de custos de instituições desiludidas com os programas de qualidade. Acontecerão diversas recessões econômicas, especialmente nos países emergentes. Aumentará a desigualdade entre um pequeno grupo de pessoas ricas e uma enorme massa de pobres desesperados, provocando a ruptura da cooperação e comunicação dentro dos vários aspectos sociais. Aumentarão o número de pessoas armadas e os protestos, desestabilizando governos em todas as partes do mundo, em particular na América do Sul. A Internet será um ótimo campo para malfeitores de toda espécie, que desenvolverão um mercado negro global, ameaçando a segurança nacional. Empresas ignorarão os programas do tipo ISO 9000 e ISO 14000 (2), pois os clientes irão preferir produtos mais baratos no lugar de cada vez melhores. O vício maior será o tempo diário perdido em jogos e distrações virtuais de todo tipo.
3º cenário: um espetáculo de sustentabilidade
Fundamentar-se-á no paradigma de que o progresso sustentável é o princípio organizacional vital para a sociedade. A qualidade é reconhecida como a melhor ferramenta para alcançar a sustentabilidade. Haverá aumento de governos autoritários, pois milhões de cidadãos exigirão o término da anarquia e das agressões ao meio ambiente, assim como o fim das crises financeiras, da violência social e do terrorismo internacional. A ONU começará a agir em muitos casos como um governo legislativo e executivo. Na Internet, surgirão proibições para vários tipos de comércio, taxas, censura e restrições de acesso, havendo um controle central. A China emergirá como uma superpotência. Haverá um “conselho global da qualidade”, cujo papel será o de resolver todos os “conflitos” em nível mundial. A esperança de vida em muitos países ultrapassará 95 anos. Alcançar o “Six Sigma” (3) nas empresas será mandatório e a sustentabilidade ambiental será imposta por uma lei mundial aceita por todos os países. A riqueza nacional não será limitada a seu PIB, mas também a seus recursos naturais e a saúde social. O mercado de ações será completamente reavaliado. A sociedade global será extremamente móvel, permitindo que se possa trabalhar em qualquer parte do mundo.
4º cenário: o jardim da qualidade
O mundo será virado de baixo para
cima. A evolução seguirá o seguinte roteiro: permitir que a tecnologia dirija
os negócios, que os negócios orientem a sociedade, porém sempre submetendo a
tecnologia à promoção do bem-estar humano e à conservação da biosfera. As
grandes corporações, os governos, as universidades, os sistemas legais etc.
estarão centrados nos seres humanos, fundamentados na confiança e benefício
mútuo. A qualidade será invisível, pois estará embutida em todo tipo de
atividade. As pessoas trabalharão nas comunidades visando uma meta comum:
melhoria da qualidade de vida de todas os seres humanos. O planeta se tornará
uma aldeia global de alta qualidade; a qualidade se deslocará da cadeia de
valor agregado nas operações, ou seja, fazer as coisas certas de forma certa.
Principais áreas de atuação:
- ambiente: esforço de pesquisa 100
vezes maior do que o feito no projeto genoma humano, para administrar o legado
ecológico do século XX;
- tecnologia: será cada vez mais
invisível, estará em computadores biológicos ou talvez óticos; a inteligência
artificial estará integrada na maior parte dos sistemas;
- organizações: serão desenvolvidas
através de técnicas de qualidade, com base nas últimas gerações de ISO 9000,
ISO 14000 e Six Sigma etc.;
- indivíduos: nas empresas, precisarão
saber trabalhar em equipe, realizar trabalhos comunitários e preocupar-se com o
local em que vivem e com o planeta; valorização do indivíduo cada vez maior com
a atualização de seus conhecimentos, ponto vital para sua evolução na
sociedade;
- sociedade: será cada vez mais
pluralista, porém seus diversos grupos e culturas conviverão de forma pacífica;
a sociedade estará se movendo para uma unidade com diversidade; e
- governo: as instituições governamentais serão enxutas e ágeis, focadas nos problemas comuns como serviços de transporte, saúde, proteção do meio ambiente, educação, segurança etc.
Notas:
(1) Programa de Qualidade Total ou Programa 5S – A expressão “5S” origina-se de palavras que, em japonês (em sua transliteração), começam com “S”: 1) Seiri (senso de utilização), 2) Seiton (senso de ordenação), 3) Seisou (senso de limpeza), 4) Seiketsu (senso de qualidade de vida) e 5) Shitsuke (senso de autodisciplina). Há 4 sensos adicionais: 6) Shikaki (senso de firmeza), 7) Shitsukoku (senso de dedicação), Seisho (senso do relato com firmeza) e 9) Seido (senso de ação simultânea). O Programa 5S começou no Japão após a II Guerra Mundial, sob influência do professor norte-americano William Edwards Deming e do professor japonês Kaoru Ishikawa. Com os Programas 5S pretende-se criar ambiente disciplinado e motivado, com o objetivo de as pessoas perceberem a importância do ambiente de trabalho.
(2) ISO - International
Standardization Organization (Organização para Padronização Internacional):
fundada em 1946 em Genebra, Suíça.
ISO 9000, Série - Lançada em 1987, é
um guia de diretrizes para o desenho e a documentação de processo e práticas de
qualidade total nas empresas (com abrangência - ISO 9001, 9002 etc.).
Certificado que o Brasil passa a conceder a empresas que adotam padrões
internacionais de qualidade e produtividade. Processo de certificação:
1) início; 2) implantação de
programas de qualidade total na empresa; 3) empresa realiza ações visando a
certificação; 4) a empresa solicita a certificação; 5) a empresa passa por
auditoria de órgãos nacionais e internacionais; 6) se a auditoria der a
aprovação para a certificação, faz-se a emissão do documento; 7) se a auditoria
não recomendar a certificação, a empresa, após realizar ações corretivas,
passará por nova auditoria; e fim do processo.
ISO 9001 - Modelo para garantia da
qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços
associados.
ISO 9002 - Modelo para garantia da
qualidade em produção, instalação e serviços associados.
ISO 9003 - Modelo para garantia da
qualidade em inspeção e ensaios finais.
ISO 9004 - Norma que estabelece como
deve ser a gestão da qualidade dentro da empresa.
ISO 14000, Série - Visa estabelecer normas e ferramentas para a gestão ambiental nas empresas, especialmente: sistemas de gerenciamento ambiental corporativo, rotulagem de produto, análise completa do ciclo de vida, e políticas de desenvolvimento sustentável e de proteção ambiental. Certificado da ISO concedido a produtos fabricados segundo normas mundiais de controle ambiental ou “ecologicamente corretas”, como o “selo ecológico” (aprovação: julho de 1996, na reunião da ISO no Rio de Janeiro/RJ). Em alguns casos, a ISO 14000 poderá ser usada como barreira comercial.
(3) Six Sigma (Seis Sigma) - Programa
de qualidade total, em empresas “zero defeito” (um nível de qualidade que
significa que se um bilhão de itens foi produzido, entre eles têm-se não mais
que 2 defeituosos). Semelhante à série ISO (especialmente ISO 9000 e ISO
14000).
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