Berta Loran: Varsóvia, 23 março 1926 -
Rio de Janeiro, 28 setembro 2025
Uma piada da humorista Berta Loran, polonesa de origem judaica, atriz da TV Globo
O Presidente dos EUA se encontra com o 1º Ministro de Israel
No final da década de 1970, eu assisti a uma reunião do Congresso Mundial da Juventude Judaica, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A apresentadora do evento foi a atriz e comediante Berta Loran, polonesa de origem judaica. Na ocasião, eu paguei um grande mico. A certa altura, alguém me cutucou, pedindo para me levantar: tinha começado a execução do Hino Nacional israelense e, distraído, eu estava falando com alguém. Pior, eu nem conhecia o hino de Israel.
Berta Loran também contou piadas sobre judeus. Uma delas eu gravei bem: o Presidente dos Estados Unidos se encontrou na Casa Branca com o Primeiro-Ministro de Israel e propôs trocar o General Moshe Dayan, herói da Guerra dos Seis Dias, por vários generais americanos. Os EUA haviam levado fumo na Guerra do Vietnã e o General judeu, com um olho só, via muito mais longe do que todos os generais americanos juntos.
O Primeiro-Ministro de Israel aceitou a proposta, desde que, em troca, os EUA lhe dessem três generais.
Todo faceiro, o Presidente dos States aceitou imediatamente a proposta e disse que iria chamar todos os seus generais, para que seu amigo pudesse fazer a melhor escolha possível.
O israelense respondeu:
- Não precisa. Já tenho o nome dos três generais que eu quero: General Motors, General Electric e General Foods...
@tvglobo
@jornalnacional
@jornalhoje
Félix Maier
Nenhum comentário:
Postar um comentário